sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mas que diabo é esse Twitter?

Bom meus queridos leitores, acredito que muitos tentaram descobrir sobre este raio de Twitter. O primeiro passo de um newbie (novato) em qualquer assunto relacionado à internet é o Google. Fui ao Google digitei define:twitter para encontrar a definição de Twitter. (veja após o vídeo)
Ao clicar no link da Wikipédia: “Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS. [1]”
As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.
Humm... Bom... Mas o que é microblogging?

Ahamm se está em azul é um link, vamos lá: Micro-blogging é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, mp3 ou pela web. O serviço de micro-blogging mais popular chama-se Twitter lançado em 2006 e venceu o Web Award... blá blá blá (significa etc. etc. etc.)

Bom até aqui não tinha entendido muito, mas já avistara no longínquo horizonte (nossa que frescura para escrever) o que deveria ser Twitter. Visitei vários blogs com informações, mas só consegui mesmo entender o funcionamento sendo um usuário ativo. Mesmo assim tenho muitas dúvidas que aos poucos serão sanadas; não vou entrar em detalhes e ensinar o que é ou como começar, porque tem muita gente boa que se dedicou a esta tarefa.
Para os novatos que necessitam de mais informações apresento um vídeo e dois links seu início de sua jornada, mas aconselho: Conhecimento sem ação não representa nada, use o que sabe, aprenda na prática.
Vamos lá:

Twitter in Plain English - CC Português

Antes vou explicar como habilitar a legenda no vídeo do youtube





@julianasardinha no seu blog Dicas Blogger tem vários posts sobre Twitter e outros assuntos interessantes:

Como usar o Twitter – um guia para iniciantes

Quer saber quem te segue (ou não) no Twitter?

4 comentários:

  1. Olá!

    Eu uso muito pouco essas ferramentas disponíveis nesse microblog. Mas, me parece bastante interessante, principalmente para quem tem muitos seguidores. Para quem tem pouco seguidores fica mais como uma diversão.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco, obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.
    Espero que consiga mais seguidores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Interessante Sidney! Já havia visto esse vídeo, pelo mesmo motivo que vc citou acima: Sou um newbie em qualquer assunto relacionado à internet... Embora fiquei decepcionado com o Twitter e saí dele. Dê uma olhada num "post" http://pinheiromusic.blogspot.com/2010/01/to-fora-do-twitter.html que fiz num blog de música. Gostaria da sua visita e opinião! Abraços musicais!!

    ResponderExcluir
  4. Caro Pinheiro, no mundo virtual não é diferente do real. Existe uma ilusão, de que se consegue as coisas fáceis da noite para o dia, é só montar um blogue, criar uma conta no Twitter, Orkut, Dihitt, etc, e tudo vai se resolver sozinho. Que aparecerá uma pessoa certa, na hora certa, no dia certo, que vai te encontrar na internet e fazer a sua vida, empresa, blogue, banda, carreira, decolar e chegar a estratosfera. Que essas correntes que oferecem uma forma de você ganhar dinheiro fácil, com pouco trabalho, poucas horas por dia, são verdadeiras e vão dar certo. Tudo ilusões, propagandas enganosas, que alguém criou para vender manuais, livros, cursos, vídeos, formulas mágicas, conhecimentos secretos, que só eles possuem.
    É a mesma coisa de eu fazer aula com você, depois criar minha banda, montar um site, usar Orkut e Twitter e imaginar que terei sucesso, ficarei famoso com milhões de fãs, de uma hora pra outra. Só se você eu muito bom e especial, e mesmo assim...
    Caso contrário, vai ter que ralar muito, divulgar, trabalhar, divulgar, trabalhar...
    Tem gente que se dá bem com as mídias sociais, tem gente que não. O que faz uns terem mais sucesso com estas novas tecnologias do que outros? Talento, conteúdo e muita persistência! Se você tem talento, oferece conteúdo, rala muito e tem persistência, algum proveito você tirará do Twitter, do Orkut, e qualquer mídia social. Não é porque você não vai bem, que não funciona para você. Depende de você ir testando, adaptando e descobrindo formas de tirar proveito, sempre existe uma forma de você se beneficiar.
    Acho amigo, que desistiu e julgou muito rápido, sem explorar o potencial que existe, principalmente na sua área. É só um Marcelo Tas da vida gostar de uma banda, indicar e divulgar que as chances de serem ouvidos, divulgados e contratados enorme.
    Uma coisa que ninguém presta atenção é que o Twitter é ao vivo. Nem todos que te seguem, colocam você em uma lista para depois ser lido. Quando você escreve, apenas os que estão on-line vão ler. Se tiver seguidores ávidos em acompanhar suas palavras, não terá problemas, caso contrário, precisará de muitos seguidores para ter um publico on-line razoável, podendo assim divulgar suas ideias ou serviços.
    Espero ter ajudado.
    Um Grande Abraço

    ResponderExcluir

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.