sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Campanha “Eu Leio! Quero Feeds”

Vivemos em uma era onde o bem mais precioso chama-se informação, e o recurso mais escasso chama-se tempo. Com todas as atribuições pessoais e profissionais da nossa vida moderna, ainda temos a obrigação de nos atualizar. Apesar de ser um recurso de sobrevivência, acaba se tornando um pesadelo, por nos sobrar muito pouco tempo para nos dedicarmos a esta atividade.


Hoje levanto a bandeira em prol destas pessoas, que gostam de ler notícias, acompanhar blogues, de ampliar os conhecimentos que sua profissão exige, e ainda ter ,o acesso as mais recentes novidades e tecnologias que internet oferece, sem precisar perder o seu precioso tempo.
Como? Simples, exigindo que todos adotem a distribuição de conteúdos por Feeds.

O que são Feeds?

O que são Feeds? Segundo a Wikipédia o termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Feed é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogues. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, podcasts e vídeos.
Para tornar o entendimento mais fácil: Os Feeds de modo geral invertem o sentido da navegação, ao invés de você ir a um site, para procurar e descobrir as novidades, são os sites que vão até você.
Este vídeo com legendas em português, mostra bem o que são e como funciona os feeds:


O que proponho nesta campanha?

Simples, divulgar e exigir que todos disponibilizem Feeds de seus conteúdos em seus sites. 1) Coloque o selo no seu blogue ou site e indique o link para esta página, ou crie uma sua, com todas as informações necessárias.
2) Quando visitar um site que não tenha feeds, deixe seu comentário exigindo e explicando ao seu proprietário os benefícios de disponibilizar um.
A instalação nos blogues é fácil e nos sites empresariais, os webmaster sabem como fazê-lo, mesmo assim existem diversos tutorias na internet.

Aconselho o tutorial da Juliana Sardinha do Dicas Blogger : O que são Feeds e para que servem?

Abraços

Um comentário:

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.