domingo, 3 de janeiro de 2010

Gold Star chega hoje ao do Brasil (03/01/10)

A Maior Plataforma de Perfuração de Petróleo DP (Dinamic Position) de nivel II para Águas Profundas do Mundo

Chega ao Brasil hoje a noite a Gold Star, semi-submersível de perfuração da Queiroz Galvão. A unidade deixou o estaleiro KeppelFels, em Cingapura, rumo ao Brasil em novembro, depois de mais de dois anos de obras de construção.
A sonda ficará afretada pela Petrobras e seu transporte para o Brasil está sendo feito por dois rebocadores da Posh Semco. Orçada em US$ 550 milhões, a unidade está capacitada para perfurar em águas ultraprofundas, em lâmina d’água de até 2,7 mil m, acima de sua especificação contratual de 2 mil m.

Venho acompanhando a viagem de um amigo querido que faz parte da equipe que traz essa imensa plataforma de Cingapura para o Rio de Janeiro e resolvi dividir com vocês um pouco desta apaixonante aventura e os dados dessa fantástica tecnologia brasileira.
Abaixo os relatos que ele foi me fazendo via e-mail, como os Diários de Bordo com as posições de navegação.
A previsão de chegada é hoje a meia noite no Rio de Janeiro.
Veja aqui o traçado da viagem com imagem fornecida pela empresa Queiroz Galvão para a Plataforma:



Abaixo trechos dos e-mails recebidos de meu amigo:


Diário de Bordo
22 12 2009:


Gold Star,  A Maior Plataforma de Perfuração de Petróleo DP (Dinamic Position) de nivel II para Águas Profundas do Mundo chegada prevista no RJ 03/01/10 a ½ noite.
A Plataforma foi construída em 3 anos e com valor de construção em torno de 1,5 Bilhões de Reais.
  • É uma plataforma com 103m x 103m.
  • Com Capacidade para uma Tripulação de 200 Pessoas,
  • Capacidade de perfurar em Águas Ultra Profundas com Lamina de água acima de 2.000 metros de Profundidade.
  • 20 metros de calado.
  • Capacidade de perfuração de 30.000 Pés de profundidade.
  • Nela tem o que há de melhor em tecnologia atual em Eletrônica, Mecânica e Mecatrônica (robótica) no mundo.
  • Tem 8 Thrusters (propulsores), auto navegável via satélite, não precisa de operador.
  • Todos os Thrusters são Azimuth (giram 360 graus).
  • Tem 5 andares e 4 elevadores de Pessoas.
  • Disposto de :
  • 1 andar de dormitórios (cada camarote tem 2 camas e 1 toillet)
  • 1 andar de escritórios
  • 1 andar de salas de vídeo conferencia, auditório, cinema e quadra de Ping Pong.
  • 1 andar de área de lazer, Academia, Sala de leitura, Lan House, Mini mercado, Churrascaria, Biblioteca, Sala de Jogos, Sala de Vídeo.
  • 1 andar de salas de arquivos.
  • São 10 Motores Gigantes (quase tamanho de uma casa cada).

Ela é a maior Plataforma de Posicionamento Dinâmico do Mundo já construída ate hoje e me sinto honrado e feliz em estar nela.
Estamos navegando via satélite porque ela é autopropulsora (ela navega sozinha e não precisa ser rebocada por navios como a maioria das plataformas), porém estamos com 2 barcos Suply nos acompanhando por conta de algum sinistro ou anormalidade, ate mesmo de invasores ou piratas.
Dentro de alguns dias passaremos na linha de Grenwich e no meio dos dois continente que é a parte mais difícil da viagem, pois a esta distancia não temos comunicação e nem Suporte.
Dia 5 de Janeiro (previsão via Satélite, pode variar pra mais ou menos, dependendo das Ondas) já estaremos no Rio de Janeiro Graças a Deus mas ficaremos na Ilha de Santana em Vistoria da Marinha e Petrobras ``O ACEITE`` em que teremos de estar regularizados para depois irmos pra Campos onde será o próximo Poço.
Estamos viajando a 8 nos de velocidade, uma velocidade um pouco alta, já que a outra plataforma que eu trabalhei viajava com apenas 2 nós de velocidade.
Mas esta tudo caindo no escritório, estamos com ondas hiper altas, algumas pessoas passando mal e estamos proibidos de ficar na plataforma, temos de ficar no casario dentro da plataforma, ninguém pode ir lá fora, as ondas estão batendo forte no deck e podem levar alguém.
Especula-se um tufão, pois entraremos em zona de convergência do Atlântico, mas esta tudo sob controle, qualquer coisa o Capitão muda a rota.
Ontem a rota foi mudada pois as ondas estavam muito altas e poderia ser perigoso o balanço causar algum acidente.
Todos os dias é feita chamada para não dar por falta de ninguém, algum curioso pode sair escondido lá fora e acabar sendo engolido pelas ondas.
De qualquer forma estamos sob tensão, pouca,  mas atentos.
Internet  é a pior possível ate chegar no Brasil, pois ficamos mais longe do Continente cada dia mais e tenho de entrar como agora bem cedinho para adiantar as coisas ou trocar meu horário, estamos negociando isso.
Aqui na Plataforma o frio é demais e de congelar, estou com 2 camisas e mais uma roupa de lã que ganhei por baixo da roupa.
As paredes estão quase com camada de gelo, muito geladas, realmente.
O Fuso horário mudou 2 vezes e deve mudar a cada vez que passarmos um fuso da Coordenada geográfica.

27 12 2009:
Segue relatório de bordo de nossa posição atual.
No momento o tempo começa a esquentar, acredito que seja por conta do Oceano Atlântico.
O pessoal esta empolgado de quando chegar ao Brasil, avistar o primeiro morro, o primeiro pedaço de terra. rsrs.
As coisas continuam bem, os filipinos e chineses que fazem a comida já falam um pouco o português e já se entrosaram bem ao grupo.
Quando chegarmos ao Brasil eles voltarão pra terra deles, não podem ficar, porém estamos fazendo uma cestinha de natal pra eles.
Porem não diferente dos brasileiros, estão sempre sorrindo e agradecidos por tudo.
Sorriem por tudo, porem não mais do que os Africanos.
Tudo o que eles te oferecem eles dão com as duas mãos e baixam a cabeça, nunca vi isso, hiper diferente.
Acredita que por 2 vezes peguei os funcionários do hotel na África brincando pela tarde de picula (pica-esconde)?. São uma figura os Africanos, acho que foi a melhor experiência que tive de todas foi o  contato com eles. São hiper humildes e adoram os brasileiros, pois nos assemelhamos na cor e na cultura.

03 01 2010:
Bom dia Bete,
CHEGAREMOS AO BRASIL HOJE A MEIA NOITE COM FOGOS DE ARTIFICIOS RSRSRSR

Pois é meu querido, e eu por aqui na torcida e através do Blog de meu filho, seu amigo deixo esta pequena MS carinhosa homenagem a você e a todos que participam dessa empreitada.
Orgulho-me de ser brasileira!
Beijocas carinhosas da amiga,

Bete Aguilar

8 comentários:

  1. Continuo na torcida dessa equipe da Queiroz Galvão, pelo bom trabalho de navegação até o brasil, e que DEUS ILUMINE A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. Estamos aqui torcendo também.
    Obrigado pela sua visita e comentário
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Também tive duas pessoas queridas que participaram dessa incrível viagem, trazendo a plataforma até Cap Town, eu vivia com o coração na mão rsrsrrs, mas sempre recebia e-mails de um deles com a rota e conversavamos muito pelo Skype, realmente foi sensacional, parabenizo toda tripulação.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Ester pela sua visita e comentário.
    Realmente, as histórias deles são uma aventura completa
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. EU PARTICIPEI DESSA EMPREITADA E DESSA VIAGEM QUE FOI UMA GRANDE EXPERIENCIA, SO LAMENTO QUE A QGOQ NAO VALORIZOU COMO DEVIA OS PROFISSIONAIS QUE ESTIVERAM NESSA FAÇANHA PARA A EMPRES E PARA O BRASIL.
    DEIXO AQUI O MEU ABRAÇOS A TODOS QUE PARTICIPARAM E PARABENS.

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vindo Nei, parabéns por participar deste empreendimento e se quiser compartilhar outros eventos e aventuras como esta, o nosso blog esta com as portas abertas para publicá-las.
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Trabalho com inspeção estrutural em um estaleiro de grande porte no rio. como faço para enviar um curriculum para trabalhar nessa pltaforma,é meu sonho trabalhar em uma. email para marcio_eisa@hotmail.com Agradeço desde já. Marcio cel 77179089

    ResponderExcluir
  8. Heya! I'm at work surfing around your blog from my new
    apple iphone! Just wanted to say I love reading through
    your blog and look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!


    Feel free to surf to my website http://ekredyt.org

    ResponderExcluir

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.